BEM VINDO

Texto sobre corrupção

Corruptos... Recentemente me pediram para que escrevesse sobre. Apelei para formas simples de tentar conseguir um texto, ou, talvez, um texto razoavelmente realista, foi então que pesquisei sobre o que é um corrupto, o animal corrupto... Corrupto é um animalzinho pequeno de 10 pés, um crustáceo que se esconde na areia molhada de marés mais calmas, dificilmente se captura, é preciso o jeito certo, ele é capaz de ferir quem o tentar capturar. Mas não foi sobre esse tipo de corrupto que me pediram que escrevesse, foi sobre os corruptos que pensam que nos governam, mas que logo se surpreenderão e verão que o povo é o governo de si, e que quem os pôs no cenário político fomos nós, e somos nós também quem os pode tirar de lá e colocá-los na cadeia se assim for merecido, e infelizmente assim é. É preciso que a sociedade em geral perceba o poder que tem, por mais que seja difícil capturar esses animais, nós conseguiremos.
 
Políticos corruptos são animais diferentes desses que acima citei, seus exoesqueletos são ternos, e sua identidade foi dentro deles perdida, desconhecem suas próprias origens, a hipocrisia os consome, a demagogia, e não a areia, os camufla, e pés, só tem dois mesmo, mas conseguem escapar muito rápido de tudo, mas, corruptos preferem marés calmas, e parece que nosso mar está entrando em ressaca. Todas essas comparações são no mínimo metafóricas, mas, entendam que a fuga deles não é aceitável por nem mais uma marola.
Eles são o tipo de animal que nos fere, mas não nos adoece, o país está inflamado, e a cura aguarda por espera como em um hospital público, mas não morreremos na fila, quem espera na verdade nunca alcança. É preciso que façamos o que deve ser feito, que sejamos nosso remédio e nossa cura, não esperemos que façam por nós o que podemos fazer por nós mesmos.
 
Façamos da honestidade nossa ideologia, das ruas nosso palco, dos gritos nosso hino, de nós mesmos nossa representação, e da justiça (não dos códigos que inventam) nossas leis, e do ensino nossa base. Façamos o que pode ser feito agora antes que seja tarde, antes que o país "morra na fila".
Voltando a falar de base, nosso país é enorme, mas estrutura? Como estão nossas estruturas? Garanto que todos os brasileiros já viram moradores de ruas e gente que tem casa aqui e no exterior, a falta de teto é antes de tudo a falta de chão, falta de base. E como base, nos façam escolas, não só prédios, precisamos de escolas de verdade, com material de qualidade e professores motivados, como verdadeiros heróis que merecem suas devidas recompensas. 
 
Queremos escola para os filhos da pátria e isso inclui os filhos de políticos, assim como queremos cadeia aos criminosos que corrompem os valores da nossa pátria e isso inclui todos os envolvidos na corrupção.
Que a justiça seja feita, não com a lerdeza da burocracia, desse sistema atrasado e doentio, que seja feita como deve ser feita, nem que sejamos nós mesmos que precisemos julgar esse caso de forma democrática como o nosso governo se diz ser. E que quem fala mal dos políticos que prometem e não cumprem também não fique só nas palavras e levante sua voz, seus cartazes, que demonstrem a indignação. Que cada brasileiro honre sua pátria, que o hino não seja cantando como quem o decora, e que as estrelas da bandeira não se apaguem, porque cada estrela ali é um de nossos estados, e nós somos cada um que os compõe, e que de fato mantenhamos a ordem, a verdadeira ordem, e que o progresso seja nosso futuro com uma certeza: o país faz por si e nós somos ele. E, um último desejo... Que cada palavra aqui não tenha sido colocada em vão.



By,
Anna Paula Figlino - Comissão de Apoio a organização Dia do Basta - São Paulo
 
Copyright © 2013 Dia do Basta
Design by FBTemplates - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
    Twitter Facebook Google Plus Vimeo Flickr YouTube