BEM VINDO

Pq o vinagre é eficiente para aliviar o efeito das bombas de efeito moral?


Pq o vinagre tem entre 5% e 7% de ácido acético em sua composição. Este ácido, oficialmente conhecido como ácido etanoico, tem como característica seu cheiro muito forte, que chega a mascarar os demais odores. É comumente utilizado em higiene pessoal, lavagem de roupas, desodorização de ambientes e até mesmo em limpeza diária (sua mãe provavelmente já jogou vinagre onde seu cachorro fez xixi, para tirar o cheiro de urina).

Já a o gás lacrimogêneo (do latim lacrima = lágrima) é uma solução de brometo de benzila (C7H7Br).

Quando esse brometo de benzila reage ao ácido acético do vinagre, esse bromo é "sequestrado" pelo H+ do ácido acético, formando um novo composto, o benzoato de etila, que não é irritante. Logo, se em um ataque de gás lacrimogêneo você leva um pano embebido com vinagre ao nariz, o ácido acético vai transformar o brometo de benzila em benzoato de etila, suavizando os efeitos. Todavia, se inalado por um longo período, causa danos à saúde como irritação no trato respiratório superior e bronquite crônica, podendo levar a um edema pulmonar em casos graves. Caso algum sintoma se apresente, o paciente deve inalar ar puro imediatamente.
Vale lembrar que o vinagre só funciona especificamente para as bombas de gás lacrimogêneo.

(Via http://www.muitointeressante.com.br/pq/perguntas/pq-o-vinagre-e-eficiente-para-aliviar-o-efeito-das-bombas-de-efeito-moral)
 
Copyright © 2013 Dia do Basta
Design by FBTemplates - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
    Twitter Facebook Google Plus Vimeo Flickr YouTube