BEM VINDO

A Matemática da Corrupção!

O matemático americano John Nash ganhou notoriedade ao receber o prêmio Nobel de Economia em 1994, pelos estudos que realizou sobre a Teoria dos Jogos. Nash também obteve bastante destaque, quando no ano de 2001, teve sua vida retratada no filme Uma Mente Brilhante, grande sucesso do cinema.

A Teoria dos Jogos tem sido aplicada nas mais diferentes áreas de atuação do ser humano, e apenas como ilus...tração, serviu de base para a invenção da bomba atômica e dos computadores. Um dos temas apresentados por essa teoria é o chamado Jogo de Soma Zero. A análise matemática deste jogo determina que o lucro de um jogador, corresponde exatamente ao prejuízo do outro, e trocando em miúdos, podemos interpretar que a alegria de uns, representa a desgraça de outros. Esta situação parece-nos exatamente o que vem ocorrendo em nosso país. A corrupção alcançou índices exorbitantes, com valores estimados na ordem de R$ 85 bilhões/ano indo para os bolsos dos corruptos, em detrimento dos investimentos em favor da população e do país nas áreas da educação, saúde, estradas e segurança. Os assaltos cometidos aos cofres públicos estão se multiplicando a cada ano, enquanto as medidas de combate à corrupção e a recuperação do dinheiro desviado caminha a passos de tartaruga. Há realmente alguma coisa muito fora da ordem em nosso país! É lastimável acompanharmos passivamente o grande número de ministros corruptos neste governo, juízes recebendo bilhões em auxílios-moradia e parlamentares aumentando seus próprios subsídios e mordomias na calada noite, e ao mesmo tempo, termos mais de 50 milhões de brasileiros vivendo na linha da miséria. Será que vivemos no país do fingimento? O governo finge que combate a corrupção, finge que as coisas estão melhorando e a população finge que acredita? Acordem meus amigos! Os brasileiros estão sendo vítimas da corrupção, e estão morrendo nas rodovias, nas filas dos hospitais e também trucidados pela violência urbana.

Não podemos continuar de braços cruzados diante de tanta corrupção. Alguma atitude precisa ser tomada, e de antemão sabemos que não podemos contar com a espontânea iniciativa do governo nem dos políticos. Como enseja a Teoria dos Jogos, enquanto o corrupto ganha, há milhões de cidadãos brasileiros perdendo, e precisamos dar um basta na corrupção!
 
Copyright © 2013 Dia do Basta
Design by FBTemplates - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
    Twitter Facebook Google Plus Vimeo Flickr YouTube